VÍDEO: 'Invasão' de quatis em casas preocupa no interior de SP; animais podem transmitir doenças

Guia Modelo Escrito em 28/06/2026


'Invasão' de quatis em casas preocupa moradores de São Carlos, SP A 'invasão' de quatis está preocupando os moradores do bairro Cidade Aracy 2, em São Carlos (SP). Apesar de serem bonitos e não aparentarem perigo, eles são animais silvestres que não devem ter contato direto com os humanos e podem transmitir doenças graves. Imagens gravadas pelos moradores mostram os quatis chegando em bando e fazendo bagunça, pulando de um lado para o outro. Eles usam árvores dos quintais das casas para 'invadir' os imóveis e procurar comida (Assista acima). 📱 Siga o g1 São Carlos e Araraquara no Instagram Os animais cavoucam e comem até a raiz das bananeiras, e algumas já até caíram. Quando vão embora, a terra e os vasos ficam revirados nos quintais dos moradores. Em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo, a doméstica Esmeralda Aparecida Jordão afirmou que os quatis aparecem pela manhã e à tarde. "Eles fazem aquele barulhão, mas só que é bastante barulho. Aí você escuta e vem correndo". Moradores estão assustados com 'invasão' de quatis no bairro Cidade Aracy, em São Carlos, SP EPTV/Reprodução Mais notícias da região: PREJUÍZO: VÍDEO: Incêndio destrói barracão de empresa de festas infantis no interior de SP TRAGÉDIA: Mulher morre em grave acidente após carro aquaplanar e capotar em rodovia no interior de SP CRIME: Homem é preso suspeito de armazenar e compartilhar material de abuso sexual infantil no interior de SP 'Invasão' dos quatis Os quatis estão cada vez mais à vontade no quintal das casas, enquanto alguns moradores se trancam para se proteger e registrarem os animais comendo as frutas da árvore e tentando abrir o lixo, que teve que ser tampado com uma tábua pesada. Esmeralda é moradora do bairro cidade Aracy 2 e o quintal dela e de muitos vizinhos fica na divisa com uma grande área de mata, o que facilita a aproximação dos animais. A cabeleireira Alessandra Aparecida Zancheta filmou os quatis andando no telhado de uma área de lazer. Moradores estão assustados com 'invasão' de quatis no bairro Cidade Aracy, em São Carlos, SP EPTV/Reprodução De acordo com ela, nos últimos meses, cresceu o número de animais aparecendo na vizinhança, o que gera preocupação pelos riscos que eles representam para a saúde. "Eles são bonitinhos? São. Só que, assim, eles trazem doença, então as pessoas têm que pensar, não colocar a mão nele só porque é bonitinho e pensar que eles trazem muita doença, então a gente não sabe o que fazer, a gente está sendo invadido pelos bichos, quer dizer, os bichos estão tomando conta do nosso quintal", disse Alessandra. Não tocar nos animais A diminuição do habitat natural por causa do desmatamento e a falta de alimento são os dois principais fatores que favorecem que os quatis estejam cada vez mais dentro das casas. "Com animais silvestres, a gente sempre busca manter o respeito, a distância, então nunca a proximidade, nunca um contato direto porque pode haver contaminação, transmissão de doenças e o próprio estresse para o animal", disse o biólogo Leonardo Seneme Ruy. Casas 'invadidas' pelos quatis ficam na divisa com uma área de mata, no Cidade Aracy 2, em São Carlos EPTV/Reprodução Os animais podem transmitir doenças graves como raiva, leptospirose e infecções por bactérias. Por isso, é ideal descartar os alimentos que eles manipularam. "E também acionar os órgãos competentes, Polícia Ambiental, bombeiro, para caso seja preciso algum manejo. Nunca o próprio cidadão, a população intervir e tentar manejar o contato direto com esse animal", finalizou o biólogo. Veja reportagem completa do EPTV2: Moradores estão assustados com a 'invasão' de quatis em São Carlos Quatis 'invadem' casas de bairro de São Carlos (SP) Reprodução/EPTV REVEJA OS VÍDEOS DA EPTV: Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara