Qual o segredo dos aviões comerciais que conseguem ficar mais de 18h no ar? Embarcar em viagens aéreas longas normalmente significa fazer escalas (paradas para abastecer ou para embarcar e desembarcar passageiros) ou conexões (quando é preciso trocar de avião). Isso porque só algumas aeronaves conseguem fazer voos longos sem paradas. Uma companhia aérea da Austrália chamou a atenção recentemente ao anunciar que terá aviões capazes de voar por até 22h, o que lhe daria o título de detentora do voo mais longo do mundo. O modelo A350-1000ULR está sendo desenvolvido pela Airbus. A geração anterior dessa aeronave faz a rota Singapura-Nova York, que é o atual voo mais longo do mundo, de acordo com o ranking da FlightRadar24, plataforma especializada no setor. Os passageiros da Singapore Airlines, que opera essa rota, ficam quase 19h no ar com o Airbus A350-900ULR, sem escalas ou conexões. ➡️ Mas qual é o segredo para aviões fazerem voos cada vez mais longos? Eles são os chamados Ultra Long Range (rotas ultralongas) — reparou na sigla ULR dos nomes de aviões citados até agora? É porque eles são dessa categoria. Esse tipo de avião recebe adaptações para voar por muito mais tempo e é usado principalmente para voos que duram a partir de 13h, explica o escritor e consultor internacional de aviação Gianfranco “Panda” Beting ao g1. Ele já viajou no voo mais longo do mundo, da Singapore. 📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça Quanto custa fazer um voo ultralongo? Segundo Beting, a principal diferença entre os aviões preparados para voar por muitas horas e os modelos tradicionais não está na estrutura externa (como motor ou tamanho), mas no que eles levam por dentro — em especial: o número de assentos, explica Beting. Por exemplo, o avião da Airbus que faz a viagem mais longa do mundo atualmente leva 161 passageiros, enquanto a sua versão tradicional comporta até 253 (veja mais abaixo). E isso não acontece por falta de espaço, mas para otimizar o consumo de combustível. Com menos poltronas e, consequentemente, pessoas e bagagens, o avião fica bem mais leve e gasta menos combustível. Este é um dos motivos pelos quais muitos desses voos ultralongos, como o de Singapura-NY, nem têm classe econômica. Ali, além da executiva, são apenas 94 assentos de "econômica premium". "O peso é o principal desafio que precisa ser vencido para que um avião realize voos diretos de longa distância. Quanto mais peso, mais combustível ele precisa, e ele nem sempre tem espaço para tanto combustível", explica. Aí entra o outro motivo estratégico para ter menos assentos: sobra mais espaço para levar combustível. Avião A350-1000ULR, fabricado pela Airbus, que pretende fazer o voo mais longo do mundo em 2027 Divulgação/Qantas 💺Mais assentos na executiva e áreas de descanso Outra característica dos aviões fabricados para voos de longa duração é o investimento em conforto. Eles costumam ter uma proporção maior de assentos na classe executiva, mesmo com menos poltronas que aeronaves mais comuns no total (veja os números abaixo). Esses modelos ainda oferecem áreas para alongamento e circulação, usadas por passageiros e tripulantes durante o voo. "Panda" Beting já fez o trajeto de quase 19 horas da Singapore Airlines, de Singapura para Nova York, e diz que esses espaços — e a cabine executiva — fizeram diferença. "Cheguei com a sensação de ter participado de um voo longo, né? Mas não de uma maratona de quase 18 horas", conta. Durante a viagem, segundo ele, a companhia ofereceu duas refeições principais (ceia e jantar) e três lanches. Tudo isso tem um preço alto: a passagem pode custar quase R$ 45 mil para ida ou volta. ✈️Aviões tradicionais x ✈️aviões de longa duração Airbus A350-900ULR da Singapore Airlines Divulgação/Singapore Airlines A seguir, veja algumas das principais diferenças internas entre o A350-900 (modelo tradicional) e o A350-900ULR (versão para rotas ultralongas). Vale destacar que esses aviões são operados por diversas companhias aéreas e cada uma disponibiliza uma quantidade diferente de poltronas. 💺Número de assentos disponibilizados pela Singapore Airlines: ✈️ A350-900 (tradicional): 253 ao todo, sendo 42 na executiva, 24 na econômica premium e 187 da econômica. ✈️A350-900ULR (feito para viagens longas): 161 ao todo, sendo 67 na executiva e 94 na econômica premium; não tem classe econômica. ⛽Capacidade de combustível (segundo Beting): ✈️A350-900 (tradicional): 110 toneladas ✈️A350-900ULR (feito para viagens longas): 130 toneladas 🗺️Distâncias no ar sem pausa (de acordo com site da Airbus): ✈️ A350-900 (tradicional): 15.750 km ✈️A350-900ULR (feito para viagens longas): 18 mil km Avião A350-900 Divulgação/Airbus Avião A350-1000ULR na fábrica da Airbus em Toulouse, na França Divulgação/Qantas Avião A350-1000ULR na fábrica da Airbus em Toulouse, na França Divulgação/Qantas Um avião Airbus A350-900 da Singapore Airlines decola no aeroporto de Changi, em Singapura REUTERS/Edgar Su Veja mais: Quem é o milionário da tecnologia que já recorreu a anel peniano e a terapia de choque para não envelhecer 'Conversar' com quem já morreu? IA que revive familiares viraliza e gera polêmica Robô anda 106 km sem parar e bate recorde mundial
Voo mais longo do mundo: qual o segredo dos aviões comerciais que conseguem ficar mais de 18h no ar?
Guia Modelo Escrito em 07/12/2025
Qual o segredo dos aviões comerciais que conseguem ficar mais de 18h no ar? Embarcar em viagens aéreas longas normalmente significa fazer escalas (paradas para abastecer ou para embarcar e desembarcar passageiros) ou conexões (quando é preciso trocar de avião). Isso porque só algumas aeronaves conseguem fazer voos longos sem paradas. Uma companhia aérea da Austrália chamou a atenção recentemente ao anunciar que terá aviões capazes de voar por até 22h, o que lhe daria o título de detentora do voo mais longo do mundo. O modelo A350-1000ULR está sendo desenvolvido pela Airbus. A geração anterior dessa aeronave faz a rota Singapura-Nova York, que é o atual voo mais longo do mundo, de acordo com o ranking da FlightRadar24, plataforma especializada no setor. Os passageiros da Singapore Airlines, que opera essa rota, ficam quase 19h no ar com o Airbus A350-900ULR, sem escalas ou conexões. ➡️ Mas qual é o segredo para aviões fazerem voos cada vez mais longos? Eles são os chamados Ultra Long Range (rotas ultralongas) — reparou na sigla ULR dos nomes de aviões citados até agora? É porque eles são dessa categoria. Esse tipo de avião recebe adaptações para voar por muito mais tempo e é usado principalmente para voos que duram a partir de 13h, explica o escritor e consultor internacional de aviação Gianfranco “Panda” Beting ao g1. Ele já viajou no voo mais longo do mundo, da Singapore. 📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça Quanto custa fazer um voo ultralongo? Segundo Beting, a principal diferença entre os aviões preparados para voar por muitas horas e os modelos tradicionais não está na estrutura externa (como motor ou tamanho), mas no que eles levam por dentro — em especial: o número de assentos, explica Beting. Por exemplo, o avião da Airbus que faz a viagem mais longa do mundo atualmente leva 161 passageiros, enquanto a sua versão tradicional comporta até 253 (veja mais abaixo). E isso não acontece por falta de espaço, mas para otimizar o consumo de combustível. Com menos poltronas e, consequentemente, pessoas e bagagens, o avião fica bem mais leve e gasta menos combustível. Este é um dos motivos pelos quais muitos desses voos ultralongos, como o de Singapura-NY, nem têm classe econômica. Ali, além da executiva, são apenas 94 assentos de "econômica premium". "O peso é o principal desafio que precisa ser vencido para que um avião realize voos diretos de longa distância. Quanto mais peso, mais combustível ele precisa, e ele nem sempre tem espaço para tanto combustível", explica. Aí entra o outro motivo estratégico para ter menos assentos: sobra mais espaço para levar combustível. Avião A350-1000ULR, fabricado pela Airbus, que pretende fazer o voo mais longo do mundo em 2027 Divulgação/Qantas 💺Mais assentos na executiva e áreas de descanso Outra característica dos aviões fabricados para voos de longa duração é o investimento em conforto. Eles costumam ter uma proporção maior de assentos na classe executiva, mesmo com menos poltronas que aeronaves mais comuns no total (veja os números abaixo). Esses modelos ainda oferecem áreas para alongamento e circulação, usadas por passageiros e tripulantes durante o voo. "Panda" Beting já fez o trajeto de quase 19 horas da Singapore Airlines, de Singapura para Nova York, e diz que esses espaços — e a cabine executiva — fizeram diferença. "Cheguei com a sensação de ter participado de um voo longo, né? Mas não de uma maratona de quase 18 horas", conta. Durante a viagem, segundo ele, a companhia ofereceu duas refeições principais (ceia e jantar) e três lanches. Tudo isso tem um preço alto: a passagem pode custar quase R$ 45 mil para ida ou volta. ✈️Aviões tradicionais x ✈️aviões de longa duração Airbus A350-900ULR da Singapore Airlines Divulgação/Singapore Airlines A seguir, veja algumas das principais diferenças internas entre o A350-900 (modelo tradicional) e o A350-900ULR (versão para rotas ultralongas). Vale destacar que esses aviões são operados por diversas companhias aéreas e cada uma disponibiliza uma quantidade diferente de poltronas. 💺Número de assentos disponibilizados pela Singapore Airlines: ✈️ A350-900 (tradicional): 253 ao todo, sendo 42 na executiva, 24 na econômica premium e 187 da econômica. ✈️A350-900ULR (feito para viagens longas): 161 ao todo, sendo 67 na executiva e 94 na econômica premium; não tem classe econômica. ⛽Capacidade de combustível (segundo Beting): ✈️A350-900 (tradicional): 110 toneladas ✈️A350-900ULR (feito para viagens longas): 130 toneladas 🗺️Distâncias no ar sem pausa (de acordo com site da Airbus): ✈️ A350-900 (tradicional): 15.750 km ✈️A350-900ULR (feito para viagens longas): 18 mil km Avião A350-900 Divulgação/Airbus Avião A350-1000ULR na fábrica da Airbus em Toulouse, na França Divulgação/Qantas Avião A350-1000ULR na fábrica da Airbus em Toulouse, na França Divulgação/Qantas Um avião Airbus A350-900 da Singapore Airlines decola no aeroporto de Changi, em Singapura REUTERS/Edgar Su Veja mais: Quem é o milionário da tecnologia que já recorreu a anel peniano e a terapia de choque para não envelhecer 'Conversar' com quem já morreu? 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