Na reta final da COP 30, negociadores tentam superar grandes impasses
O governo federal aprovou nesta segunda-feira (15) o chamado Plano Clima, documento que tem como objetivo orientar, implementar e monitorar as ações do país com objetivo de reduzir as emissões de gases do efeito estufa.
O relatório é um desdobramento da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), chefiada pelo Ministério do Meio Ambiente.
O objetivo do plano é zerar as emissões de CO2 até 2050, além de promover uma adaptação aos efeitos das mudanças climáticas por meio de estratégias de curto, médio e longo prazos.
O documento é a principal ferramenta para transformar em ações concretas as metas climáticas assumidas pelo Brasil na sua NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada), apresentada em novembro de 2024 durante a COP29, em Baku, no Azerbaijão.
O plano estabelece medidas de mitigação e adaptação para reduzir de forma significativa as emissões de gases de efeito estufa até 2035 e preparar o país para os impactos da crise climática.
🔎Segundo a Organização das Nações Unidas, entre os efeitos das mudanças climáticas estão: calor extremo, tempestades mais severas e menor disponibilidade de água.
➡️A mudança dos padrões climáticos está expandindo o número de doenças, e os eventos climáticos extremos aumentam as mortes e dificultam a manutenção dos sistemas de saúde.
Governo aprova Plano Clima, base da estratégia no combate a mudanças climáticas
Guia Modelo Escrito em 15/12/2025