Moradores relatam gasto de R$ 1,9 mil para tapar buraco em rua de Teresina Reprodução Um grupo de moradores da Rua Luiz Ferreira da Cunha, do bairro Aroeiras, na Zona Norte de Teresina, se reuniu e juntou cerca de R$ 1,9 mil para tapar, por conta própria, um buraco na rua. De acordo com eles, a reclamação foi feita à prefeitura em maio, mas o problema não foi resolvido e estava causando prejuízos e danos aos veículos. Segundo o morador Matheus Sousa, o buraco, que fica localizado no início da rua, surgiu pequeno, há cerca de 4 meses, mas aumentou com o passar do tempo. Em maio, uma moradora fez a reclamação através da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb). ✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp Agora no g1 Matheus contou ao g1 que equipes de vistoria foram ao local pelo menos três vezes, mas não realizaram nenhuma manutenção no ponto. O reparo feito pelos habitantes foi concluído na última quinta-feira (18). "Esse buraco começou já tem uns quatro meses, começou bem pequenininho e aí foi piorando, mas no decorrer da rua tem vários buracos, entendeu? Só que a gente, há 15 dias atrás, resolvemos tampar esse, que era o pior de todos. O carro ficava arrastando o carro por baixo, tivemos vários prejuízos com um amortecedor e essas peças que ficam embaixo do carro, como para-choque quebrado", afirmou Matheus. A Eturb afirmou que realizou vistoria técnica em pontos de erosão e degradação da sarjeta da rua e repassou o processo, com os dados coletados, à Superintendência de Desenvolvimento Urbano Norte (SDU Norte). De acordo com o órgão, a SDU é a responsável pelas intervenções nos sistemas de drenagem e recomposição dos pontos. A Eturb informa que, após a manutenção da SDU Norte, irá prosseguir com a recuperação do asfalto na via. Já a SDU Norte esclarece que uma intervenção recente havia sido realizada, mas por causa das últimas chuvas, surgiram novos pontos de desgaste na via. O órgão informa que os reparos devem ser feitos em breve e que mais uma vistoria irá ao ponto na terça-feira (23). "O problema está localizada em toda a extensão da rua. A via encontra-se quase intransitável, com muitos buracos profundos. A situação já persiste há mais de 2 anos e oferece risco, pois diversos carros já foram danificados - inclusive o meu, que teve o para-choque quebrado. Muitos moradores estão com dificuldade de acessar suas próprias casas", escreveu uma moradora na reclamação formalizada Ainda segundo Matheus Sousa, o valor total do investimento para o reparo do buraco foi dividido para 19 pessoas e o serviço foi feito por um trabalhador conhecido do grupo. "Teve um (reparo) anterior para tampar os dois buracos, que era esse buraco que a gente morador tampou e o outro lateral. Eles consertaram só o buraco lateral e deixaram o buraco, que a gente se juntou, fez vaquinha e tampou. Mesmo o outro buraco tomando metade da rua, eles não tamparam. No decorrer do tempo, ele foi aumentando até ficar na rua toda", detalha o morador. Veja a nota de esclarecimento da Eturb: Em atendimento à demanda, a ETURB realizou vistoria técnica no local por meio de fiscal de campo. Durante a inspeção, foram identificados pontos de erosão e degradação da sarjeta, além de comprometimento no encontro da pista com a sarjeta em diversos trechos da via, o que exige a execução prévia de reparos na base e nos dispositivos de drenagem. Diante do diagnóstico, a ETURB encaminhou o processo à SDU Norte para que sejam realizadas as intervenções necessárias nos sistemas de drenagem e a recomposição dos pontos com base afetada. Somente após essa etapa será possível executar a recuperação da pavimentação asfáltica de forma adequada e duradoura. O processo foi protocolado e encaminhado à SDU Norte, acompanhado do parecer técnico e dos registros fotográficos produzidos pela equipe de fiscalização. A ETURB seguirá acompanhando a demanda junto ao órgão competente para viabilizar a execução dos serviços. Veja a nota completa da SDU Norte: A SDU Norte esclarece que realizou uma intervenção recentemente na região. No entanto, em razão das chuvas registradas nos últimos meses, surgiram novos pontos de desgaste na via, como é o caso da situação da Rua Luiza Ferreira da Cunha, bairro Aroeiras. O problema já foi encaminhada à empresa responsável, que executará os reparos necessários. Além disso, nossa equipe técnica estará no local nesta terça-feira para realizar uma nova avaliação e acompanhar de perto as providências adotadas. Reafirmamos nosso compromisso com a manutenção da infraestrutura urbana e estamos trabalhando para acelerar a solução no menor prazo possível. *Eduarda Barradas, estagiária sob supervisão de Lucas Marreiros. VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Moradores relatam gasto de quase R$ 2 mil para tapar buraco de rua em Teresina após prejuízos: 'via quase intransitável'
Guia Modelo Escrito em 23/06/2026
Moradores relatam gasto de R$ 1,9 mil para tapar buraco em rua de Teresina Reprodução Um grupo de moradores da Rua Luiz Ferreira da Cunha, do bairro Aroeiras, na Zona Norte de Teresina, se reuniu e juntou cerca de R$ 1,9 mil para tapar, por conta própria, um buraco na rua. De acordo com eles, a reclamação foi feita à prefeitura em maio, mas o problema não foi resolvido e estava causando prejuízos e danos aos veículos. Segundo o morador Matheus Sousa, o buraco, que fica localizado no início da rua, surgiu pequeno, há cerca de 4 meses, mas aumentou com o passar do tempo. Em maio, uma moradora fez a reclamação através da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb). ✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp Agora no g1 Matheus contou ao g1 que equipes de vistoria foram ao local pelo menos três vezes, mas não realizaram nenhuma manutenção no ponto. O reparo feito pelos habitantes foi concluído na última quinta-feira (18). "Esse buraco começou já tem uns quatro meses, começou bem pequenininho e aí foi piorando, mas no decorrer da rua tem vários buracos, entendeu? Só que a gente, há 15 dias atrás, resolvemos tampar esse, que era o pior de todos. O carro ficava arrastando o carro por baixo, tivemos vários prejuízos com um amortecedor e essas peças que ficam embaixo do carro, como para-choque quebrado", afirmou Matheus. A Eturb afirmou que realizou vistoria técnica em pontos de erosão e degradação da sarjeta da rua e repassou o processo, com os dados coletados, à Superintendência de Desenvolvimento Urbano Norte (SDU Norte). De acordo com o órgão, a SDU é a responsável pelas intervenções nos sistemas de drenagem e recomposição dos pontos. A Eturb informa que, após a manutenção da SDU Norte, irá prosseguir com a recuperação do asfalto na via. Já a SDU Norte esclarece que uma intervenção recente havia sido realizada, mas por causa das últimas chuvas, surgiram novos pontos de desgaste na via. O órgão informa que os reparos devem ser feitos em breve e que mais uma vistoria irá ao ponto na terça-feira (23). "O problema está localizada em toda a extensão da rua. A via encontra-se quase intransitável, com muitos buracos profundos. A situação já persiste há mais de 2 anos e oferece risco, pois diversos carros já foram danificados - inclusive o meu, que teve o para-choque quebrado. Muitos moradores estão com dificuldade de acessar suas próprias casas", escreveu uma moradora na reclamação formalizada Ainda segundo Matheus Sousa, o valor total do investimento para o reparo do buraco foi dividido para 19 pessoas e o serviço foi feito por um trabalhador conhecido do grupo. "Teve um (reparo) anterior para tampar os dois buracos, que era esse buraco que a gente morador tampou e o outro lateral. Eles consertaram só o buraco lateral e deixaram o buraco, que a gente se juntou, fez vaquinha e tampou. Mesmo o outro buraco tomando metade da rua, eles não tamparam. No decorrer do tempo, ele foi aumentando até ficar na rua toda", detalha o morador. Veja a nota de esclarecimento da Eturb: Em atendimento à demanda, a ETURB realizou vistoria técnica no local por meio de fiscal de campo. Durante a inspeção, foram identificados pontos de erosão e degradação da sarjeta, além de comprometimento no encontro da pista com a sarjeta em diversos trechos da via, o que exige a execução prévia de reparos na base e nos dispositivos de drenagem. Diante do diagnóstico, a ETURB encaminhou o processo à SDU Norte para que sejam realizadas as intervenções necessárias nos sistemas de drenagem e a recomposição dos pontos com base afetada. Somente após essa etapa será possível executar a recuperação da pavimentação asfáltica de forma adequada e duradoura. O processo foi protocolado e encaminhado à SDU Norte, acompanhado do parecer técnico e dos registros fotográficos produzidos pela equipe de fiscalização. A ETURB seguirá acompanhando a demanda junto ao órgão competente para viabilizar a execução dos serviços. Veja a nota completa da SDU Norte: A SDU Norte esclarece que realizou uma intervenção recentemente na região. No entanto, em razão das chuvas registradas nos últimos meses, surgiram novos pontos de desgaste na via, como é o caso da situação da Rua Luiza Ferreira da Cunha, bairro Aroeiras. O problema já foi encaminhada à empresa responsável, que executará os reparos necessários. Além disso, nossa equipe técnica estará no local nesta terça-feira para realizar uma nova avaliação e acompanhar de perto as providências adotadas. Reafirmamos nosso compromisso com a manutenção da infraestrutura urbana e estamos trabalhando para acelerar a solução no menor prazo possível. *Eduarda Barradas, estagiária sob supervisão de Lucas Marreiros. VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube