Uma explosão ocorreu neste sábado (31) em um prédio em Bandar Abbas, uma cidade portuária no sul do Irã e banhada pelo Golfo Pérsico, informou a mídia estatal iraniana.
A explosão aconteceu em um edifício de oito andares e "destruiu dois andares, vários veículos e lojas" na avenida movimentada da cidade, segundo a televisão estatal iraniana. Ainda não se sabe, até a última atualização desta reportagem, o que causou a explosão.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A cidade de Bandar Abbas fica no Estreito de Ormuz e abriga o maior porto do Irã, o Seahid Rajaee, que serve como um hub para a exportação de petróleo e tráfego de petroleiros.
Após a explosão, a Guarda Revolucionária do Irã negou rumores de que um comandante da Marinha teria sido alvo da explosão e assassinado, e também negou rumores de que uma base na região de Bandar Abbas tenha sido alvo de um ataque de drones.
Equipes de resgate e de combate a incêndios estavam no local para prestar assistência, acrescentou a emissora. A agência de notícias estatal Fars confirmou a explosão em Bandar Abbas e falou em 10 feridos.
O governo iraniano está em alerta máximo para um ataque dos EUA ou de Israel por conta de uma escalada militar e de tensões protagonizada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, contra o regime Khamenei. Não há nenhuma indicação, até a última atualização desta reportagem, que a explosão em Bandar Abbas tenha alguma relação com isso.
Esta reportagem está em atualização.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Explosão atinge prédio em cidade portuária no Irã, diz TV estatal
Guia Modelo Escrito em 31/01/2026