Macaé recebe programa do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Guia Modelo Escrito em 26/06/2026


As aulas foram no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho Moisés Bruno Macaé aplicou o primeiro módulo da capacitação do "Programa Município Mais Seguro", desenvolvido em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O curso foi voltado exclusivamente para guardas municipais. As aulas foram ministradas no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho e teve a a disciplina "Uso Diferenciado da Força" na inauguração. Foram apresentados equipamentos de menor potencial ofensivo Moisés Bruno A capacitação consistiu na habilitação para o uso de instrumentos de menor potencial ofensivo, com foco nas melhores práticas nacionais e internacionais para o emprego da força, visando à preservação da vida e dos direitos humanos. A meta do programa é fortalecer a segurança pública municipal e promover o uso responsável da força em favor do cidadão. O curso também contemplou a participação de psicólogos, com atenção especial à saúde mental dos agentes. A carga horária foi de 40 horas Moisés Bruno No total, a capacitação apresentou dois módulos, cada um com carga horária de 40 horas. O objetivo é fortalecer a segurança pública municipal por meio da valorização e da capacitação dos guardas municipais. Com a adesão ao Programa Município Mais Seguro, Macaé receberá investimentos superiores a R$ 3 milhões em capacitação, formação, instrução, tecnologias e equipamentos, na modalidade de doação. Metade do efetivo empregado é de Macaé. Os demais agentes participantes são dos municípios de Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras e Armação dos Búzios. Foram 16 instrutores, entre policiais militares e guardas municipais. A aprendizagem apresentou as melhores técnicas nacionais e internacionais de utilização da força, um norte mais seguro para atuação dos guardas e que, consequentemente, se traduzirá em mais qualidade dos serviços prestados à população.