Governo vai enviar proposta de acordo Mercosul-UE para o Congresso
O governo brasileiro vai enviar para o Congresso o acordo do Mercosul com a União Europeia. O objetivo é fazer com que o pacto comercial entre logo em vigor.
A decisão do Parlamento Europeu que enviou para a Justiça o acordo foi um revés para o Mercosul. E preocupa o Brasil, que detém o maior peso nas exportações para a Europa.
Na prática, a votação dos eurodeputados atrasa o processo. A estratégia brasileira agora é tentar a vigência provisória.
"O presidente deve encaminhar ao Congresso, à Câmara Federal, a proposta para adesão, a internalização do acordo Mercosul - União Europeia. E aí, isso ajudará, entendo que ajudará na Comissão Europeia, pra que haja uma vigência provisória enquanto há uma discussão na área judicial", diz Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento e Comércio.
O presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Nelsinho Trad saiu da conversa com Alckmin pra um encontro com a embaixadora da União Europeia, Marian Schuegraf. Ela admitiu que haverá atraso, mas considera que ao acelerar a aprovação aqui, o Brasil incentiva os chefes de governo europeus a agirem.
"Com grande prazer escutei hoje que o parlamento brasileiro quer acelerar esse processo e isso espero que vai incentivar os procedimentos do lado europeu também. E se unem com os outros países do Mercosul, ainda melhor. Fico muito feliz dessa ambição do lado brasileiro", afirma Marian Schuegraf, embaixadora da União Europeia no Brasil.
Em Davos, na Suíça, o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, lamentou a judicialização imposta pelo Parlamento Europeu. Refirmou que o acordo é justo e equilibrado e é a saída para o crescimento da Europa.
O acordo enfrenta a oposiçaõ de países protecionistas, como França, Irlanda e Polônia.
Esse acordo, negociado por quase 26 anos, cria a maior zona de livre comércio do mundo. Precisa ser ratificado pelos parlamentos de todos os países dos dois blocos. No Congresso daqui esse aval tem prioridade: o presidente da Câmara, Hugo Motta, do Republicanos, disse que pretende pautar o acordo na reunião de líderes, semana que vem.
Governo vai enviar proposta de acordo Mercosul-UE para o Congresso
Guia Modelo Escrito em 23/01/2026