Temporal provoca estragos em Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, um temporal provocou muitos estragos. A chuva forte foi durante a madrugada, mas os estragos continuavam por várias regiões de BH durante a tarde. O sábado (13) foi de muito trabalho para bombeiros e para funcionários da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
O temporal inundou várias ruas. Em um bar, os clientes não tiveram como sair. Os ventos passaram de 50 quilômetros por hora, foram mais de 100 ocorrências de queda de árvores. Quase 90 mil clientes chegaram a ficar sem energia. Neste bar, a luz só voltou à tarde.
“A gente tá limpando ali, tirando tudo dos freezers para ver o que perdeu, o que não perdeu”, disse o cozinheiro Rafael Sales.
Em uma avenida, uma árvore atingiu a rede elétrica e levou os postes abaixo. Um deles atingiu uma moto, e o motociclista foi levado para o hospital.
A ventania também destelhou casas. A dona de casa Maria de Lourdes Silva disse: "Duas horas da manhã, eu e meu esposo puxando água com rodo pra tirar água de dentro de casa”.
Na região da Pampulha, outra árvore enorme se desprendeu inteira, pela raiz, e ficou pendurada em um muro e invadiu o terreno da casa vizinha. Provocou estragos e desespero para quem estava lá dentro na hora em que tudo aconteceu.
"Fomos acordados pela chuva, e a gente teve que esperar o dia clarear para a gente ver realmente o que tinha acontecido, né?", contou a padeira artesanal Nardi Oliveira.
Só na região da Pampulha, choveu quase 70% do esperado para o mês inteiro. Uma casa foi bloqueada por uma árvore que despencou. Milton Natalício da Silva, de 80 anos, só conseguiu sair durante o dia, com a ajuda de vizinhos. O susto foi grande, mas alívio também.
“Eu tô bem, não tive um arranhão, não tive nada. Só a grade que estragou e o telhado da garagem. Isso não é nada em relação à nossa vida”, afirmou ele.
Chuva forte em Belo Horizonte provoca alagamentos, quedas de árvores e falta de energia
Guia Modelo Escrito em 14/12/2025

